Resenha: Anne de Green Gables

em 7 de julho de 2020

| Anne de Green Gables - Lucy Maud Montgomery | 336 páginas | Tradução: João Sette Camara | Ciranda Cultural | #1 Anne de Green Gables | 4,5★+♥ |

Sinopse: Anne é uma órfã que foi enviada por engano à fazenda de Green Gables, já que os irmãos Marilla e Matthew tinham a intenção de adotar um menino. Com pena da garota, resolveram mantê-la na fazenda. Com seus longos cabelos ruivos, olhos acinzentados e uma imaginação que lhe permitia viver fantasias, Anne traz reflexões e pensamentos pertinentes sobre os obstáculos e as escolhas da vida de qualquer pré-adolescente.



Se eu disser que fui sem expectativas, vou estar mentindo. Depois de tantos comentários positivos - tanto sobre a série quanto sobre o livro -, comprei logo os 6 livros que estavam disponíveis da Editora Ciranda Cultural porque, além do preço estar super em conta, quando vi essas capas, me apaixonei totalmente. Mas enfim, bora pra resenha.

Anne de Green Gables é um livro que precisa ser lido aos poucos, sem tanta pressa. Apesar de ter uma escrita fácil de ser entendida e fluida, em muitos momentos me vi revirando os olhos devido às densas descrições acerca do clima e da paisagem de Green Gables/Avonlea, além dos devaneios de Anne. Esta é uma criança muito imaginativa; abstraída, distraída, desatenta, totalmente aérea. Quando cresce, no entanto, começa a amadurecer e evoluir como personagem, e eu amei seu desenvolvimento a autora foi muito feliz ao revelar uma Anne adolescente madura, mantendo a essência do seu espírito puro, alegre e bem dramático.

Amybeth McNulty | Anne of green gables, Green gables, Anne of green

O livro conta a história de Anne desde pequena até seus 15 anos, e todas as aventuras que vive. Não há um plot twist impactante, mas me vi em prantos no final, pagando com a língua (porque não tava gostando), e favoritando. A obra foca muito mais na construção dos personagens que propriamente um plot com começo, meio e fim.

Com certeza, Marilla foi minha favorita, porque me identifiquei muito com ela. É uma mulher muito forte, dura, cheia de princípios e valores que, quando se vê como mãe de uma criança, renuncia a maior parte dos pré-requisitos e bons costumes da época para educar e amar Anne incondicionalmente, ainda que não consiga demonstrar isso claramente. Matthew também foi muito importante para a formação de Anne como pessoa; ele foi seu melhor amigo, seu confidente e seu amor fraterno para toda a vida. A relação dos 3 me emocionou demais, e eu era só choro depois dos 70%.



Znalezione obrazy dla zapytania anne of green gables fanart ...

Enfim pessoal, essa resenha ficou maior do que eu imaginei que ficaria! De qualquer maneira, pretendo ver a série na @netflix, que corresponde a esse primeiro livro somente (as 3 temporadas). Estou bem animada pra ver a interação de Anne e Gilbert, e só não falei dele aqui porque não aparece tanto no livro, mas já estou completamente apaixonada só pelas pequenas aparições. Agora em Julho, lerei o segundo da série, Anne de Avonlea, com a Maiah do @bloglivrosesonhos e caso vocês queiram entrar no grupo é só ir no perfil dela que lá tem o link! Nosso debate será dia 17/07, então dá tempo ♥️

Espero muito que tenham gostado e comentem aí se já leram ou viram a série ♥️



Nenhum comentário:

Postar um comentário